top of page

Bons ventos estão soprando - Parte IV

Textos que nos inspiram





Nessa hora então, queremos ter uma experiência semelhante a de Daniel. Queremos olhar para a Palavra e sermos profeticamente inspirados a perceber que já é hora de algo acontecer. Tendo no entanto a vantagem de sermos o próprio corpo de Cristo, o qual está cheio de seu Espírito. Unindo-nos como a igreja edificada pelo Senhor, vamos abrir nossa boca em concordância na terra, como ele já abriu a dele perante o Pai. Vamos orar a mesma coisa e uma grande explosão acontecerá nas regiões celestiais. Mais uma vez o Todo-Poderoso enviará sua resposta.


O primeiro texto que destacamos é o de Atos, na versão amplificada.

Mas [em vez disso] este é [o começo do] que foi dito por meio do profeta Joel: Atos 2:16

Segundo este texto, Pedro se refere à profecia de Joel começando a se cumprir naquele momento. Verdadeiramente, uma grande operação do céu começou na terra. Mas segundo essa Palavra, aquilo foi só o começo. Se este era só o começo, é interessante ver o que diz o restante do texto profético

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:17-21

Segundo a contagem profética ensinada pelo próprio Ap Pedro, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Conforme essa contagem, estes dois mil anos de história da igreja são apenas dois dias. O derramar do Espírito só tem dois dias em operação. Grande parte desse período, tanto a Palavra, como a verdadeira igreja de Cristo estiveram escondidas. Desde a metade do segundo milênio pra cá, é que o Senhor vem restaurando todas as coisas, pondo cada uma delas em seu lugar. Em 1517 a justificação pela fé com Martinho Lutero e os reformadores de seu tempo. A santidade com John Wesley, Charles Finney, Willian Booth e outros a partir de 1700. O derramamento do Espírito com Evan Roberts e os avivamentos que se seguiram a partir de 1900. É claro que com esse derramar do Espírito, também chegou a restauração dos dons e fruto do Espírito Santo. Por fim, agora mais recentemente, tem se desenvolvido algo que se tem denominado restauração apostólica, ou restauração dos cinco ministérios.


Se alguém estivesse atento à profecia de Joel e replicada por Pedro em Atos, e experimentasse o começo da restauração com Lutero, poderia dizer que a igreja foi plenamente restaurada naquele momento e já não havia mais nada pra esperar, de forma que Jesus já poderia voltar. Mas olhando retrospectivamente, percebemos o quanto ainda faltava.


O mínimo que podemos esperar é ser como a igreja do Primeiro século. Mas há dois textos que nos fazem esperar por muito mais que isso;

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:9
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

Não é possível em nossa limitação humana, declararmos que o trabalho de restauração do Senhor na igreja já terminou. Mas quando percebemos tudo que Ele já fez e os sinais da proximidade do Dia do Senhor, nos enchemos de expectativa. É por isso que nos unimos ao Espírito Santo, para sob sua direção, nos arrependermos de estar sendo uma obra tão fragilizada. Nos arrependemos por não sustentar e nem expressar toda essa obra de restauração que Ele operou em nós, ao longo de todos estes anos. Perdoa Senhor nossa inércia, mornidão, paralisia, cegueira espiritual, falta de conhecimento de Deus, divisão, competição, idolatria dos presentes que nos deu pra fazer a obra, sensualidade, divórcio, ignorância da Palavra, vida de oração e adoração deficientes, nosso hedonismo, nosso materialismo e a lista segue. Mas não fará nenhuma diferença escrevermos uma lista. O verdadeiro arrependimento envolve a mudança da mente. A mudança da mente resultará em mudança de atitude. A igreja remanescente pra esse mover da última hora precisa causar um impacto no mundo, justamente naquilo em que foi transformada. Não podemos mais falar de arrependimento. Temos que produzir frutos dignos de arrependimento.


É terrível ouvir o grito de desespero dos perdidos. E é claro que precisamos socorrê-los. Mas ainda mais urgente é reagir por percebermos que esse é exatamente o momento em que o Senhor está tratando, sarando, levantando e enviando seu povo para executar sua grande colheita, sob o poder de um grande avivamento. E mesmo que saibamos que o Rei providenciará tudo que sua igreja precisa pra executar sua obra, não é de coisas ou estruturas físicas que estamos falando. Falamos de um avivamento que produzirá verdadeiras testemunhas de Jesus, o Cristo. Em meio à grande rejeição ao Evangelho e ao povo de Deus, alguns santos do Senhor terão mais e outros menos estrutura. Mas todos que vão compor esse exército remanescente de valentes testemunhas, carregarão a glória expressa em sua face, coração, palavras e obras. A hora mais escura do planeta começou e só vai aumentar, mas não temos nada a temer. Temos a Palavra e o Espírito.

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. Isaías 60:1,2

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page